Buscar
  • Vera Lúcia Bueno

Livro Perdas Necessárias. Judith Viorst


Hoje gostaria de comentar sobre um livro que nos traz um assunto que permeia toda a nossa existência. As perdas necessárias nos remetem imediatamente aos nossos processos de luto (a perder entes queridos), mas se formos analisar profundamente nossa trajetória vamos descobrindo que nossa existência é moldada pelas perdas inexoráveis em nosso processo de crescimento e estruturação da personalidade.

A vida é em essência um processo de despojamento. Nossa primeira perda, ainda muito primitiva se refere a nossa mãe. Descobrimos em nossa primeira infância que aquela que, a princípio imaginávamos com sendo parte de nós mesmo, não é nossa extensão, que ela tem vida própria, que ela se relaciona com outras pessoas, que ela trabalha, que ela sai e até se diverte. Aí começa nossa descoberta de que as perdas farão parte do nosso caminho.

Perder é algo muito abrangente em nossas vidas, não são apenas separações e partidas dos que amamos, mas também perdas de nossos sonhos, ilusões, conquistas que não se concretizaram, e até de nossa própria juventude.

Desta forma acredito que seja de extrema importância que aprendamos a lidar com nossas perdas. Que possamos encarar este problema de frente, sem negações ou resistências. Assim ganharemos maturidade, estabilidade e condições de moldarmos nossa personalidade de forma mais equilibrada emocionalmente.


#psicologiaclinica #psicanálise #psicologiaonline #perdasnecessarias #perdaseluto #maturidade #freud #equilibrioemocional #psicologiadamaturidade #perdasirreparaveis #inconsciente


0 visualização
  • Instagram
  • Facebook ícone social
WhatsApp-icone.png

Rua Marcos Mocelin, 89, Sala 3 - Santa Felicidade - Curitiba, Paraná - 82020-510
Telefone (41) 99969-7200