Buscar
  • Vera Lúcia Bueno

O caderno de Tommy


Filme

O caderno de Tomy.

Lutando contra um câncer terminal, uma mãe deixa um caderno cheio de reflexões sobre a vida, a morte e o amor para seu filho. Baseado em uma história real.

Obstinada a deixar um pedacinho seu para o filho de 4 anos, Tomy, María decide escrever um caderno contando sobre seus desejos de mãe, quase como se fosse uma conversa com o Tomy do futuro. O caderno – e quase manual de “viva a vida” – de María acabou virando um livro na Argentina e agora um longa metragem.

Analisando este filme vemos as dificuldades, revoltas, resiliência e até mesmo o humor sarcástico se tornar a maneira da pessoa lidar com a sua finitude, seus mecanismos de defesa diante da morte. As fortes emoções ao ver a vida se esvaindo e a imensa vontade de ser lembrada e poder passar sua referência de vida ao filho se torna um lindo ato de amor. O amor também é notável em seu relacionamento com Federico, o marido, que faz tudo para amenizar o sofrimento de Maria. É um filme sobre a morte, as perdas, mas sobretudo é um filme que nos retrata o amor e também a certeza de que viver inclui morrer.

Não há como não se emocionar. Achei fantástico.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo