top of page
Buscar
  • Vera Lucia Bueno

Relacionamento abusivo!

Relacionamento abusivo

Dando continuidade ao post da semana passada sobre relacionamentos gostaria de abordar um assunto delicado: os relacionamentos abusivos.


Relação abusiva é aquela onde predomina o excesso de poder sobre o outro. É o desejo de controlar o parceiro, de ter posse sobre o outro, de limitar os desejos e atitudes de outra pessoa. Esse comportamento, geralmente, se inicia de modo sutil e aos poucos ultrapassa os limites causando sofrimento e mal estar, não é amor.

É difícil definir quando um relacionamento é abusivo, porém, os principais indicativos de uma pessoa abusiva são:

  • ciúme e possessividade em exagero;

  • controle sob as decisões e ações do parceiro;

  • querer isolar o parceiro até mesmo do convívio com amigos e familiares;

  • ser violento verbal e/ou fisicamente;

  • pressionar ou obrigar o parceiro a ter relações sexuais;

  • E outras atitudes que possam provocar mal estar e sofrimento ao parceiro.


Pare para refletir se você já passou por uma situação de abuso em seus relacionamentos? Foi difícil? Você conseguiu superar essa situação? Muitas pessoa tem dificuldades para saírem destes relacionamentos. Existe o medo de sofrer pelas ameaças, a dor de ver um sonho se evaporando no tempo, a dependência financeira e emocional, a insegurança de que a lei não vai prestar a devida proteção e a ilusão de que, em nome do amor, haverá uma mudança no parceiro(a).

Portanto, a dificuldade em sair de um relacionamento abusivo pode passar por questões econômicas, emocionais e afetivas, legais e burocráticas.

Ao perceber que está sofrendo um abuso ou que está sendo abusivo é fundamental buscar ajuda, apoio especializado (psicológico e, em determinados casos, jurídico). Mas antes de tudo e preciso ter determinação e coragem para tomar a decisão de sair desta relação nociva.


Você conhece alguém que sofre por um relacionamento abusivo? Indique este post para que essa pessoa possa refletir sobre suas atitudes e, quem sabe, buscar ajuda para se manter saudável emocionalmente.


Um abraço carinhoso da psicóloga


Vera Lúcia Bueno

Cel. (41) 999697200

Atendimento presencial e online


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page