Buscar
  • Vera Lúcia Bueno

Relacionamento Saudável!


Um relacionamento saudável não é um relacionamento perfeito.

Engana-se quem procura a perfeição, ou a idealização, nos seus relacionamentos.

Sabemos que a convivência entre pessoas nem sempre é uma das tarefas mais fáceis, mas quando há amor, compreensão e carinho, o desejo de ficar juntos é mais intenso. Portanto, é importante estar atento às nossas próprias ações e o quanto elas podem ser benéficas ou prejudiciais para a relação.

A grande questão é como desenvolver um relacionamento saudável, então vou listar abaixo algumas características que acho fundamentais para esse processo:

  • Desenvolva a Empatia - A empatia nada mais é do que a capacidade de entender o próximo, colocar-se em sua posição e compreender o contexto de suas motivações, atitudes e visão do mundo. Fica mais fácil entender o outro quando você se coloca no lugar dele.

  • Seja um bom ouvinte - Não ouça somente com o aparelho auditivo, mas com as suas emoções, buscando compreender o que o outro tem a dizer. Dê atenção, olhe nos olhos e considere o que seu parceiro está falando. A maioria dos problemas de um relacionamento pode ser resolvida por meio da comunicação verbal.

  • Tenha paciência - A paciência é uma característica apaziguadora, que proporciona um clima de harmonia e bem-estar. Essa virtude pode ser a chave para um relacionamento tranquilo e equilibrado.

  • Preserve sua liberdade e seus sonhos - mantenha seus interesses em outras atividades e incentive seu parceiro a também desfrutar esta liberdade.

  • Preserve sua privacidade - o respeito à privacidade individual só acontece quando existe confiança entre o casal. Se você sente seu parceiro inseguro, converse com ele e transmita seu amor a fim de que ele possa confiar em si mesmo e em você.

  • Cresça com os conflitos - nenhum relacionamento é imune a discussões. Ainda bem, pois através delas podemos crescer e melhorar a forma de lidar com o parceiro. Discordar, demonstrar mágoa e esclarecer mal-entendidos são atitudes saudáveis para o relacionamento, pois elas demonstram que os parceiros estão interessados em buscar uma solução.

Agora você já pode refletir sobre seu relacionamento. Converse com seu parceiro, descubra o que vocês podem fazer juntos para desfrutarem de um relacionamento saudável!

Um abraço carinhoso da psicóloga.

Vera Lucia Bueno

Cel. 41 999697200

Atendimento presencial e online.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo